terça-feira, 27 de abril de 2010

Gol! De filme para livro

É no mínimo raro quando conhecemos uma adaptação de filme para livro, apesar de o resultado final, geralmente, ser muito bom, pela fidelidade. O filme Goal! The Dream Begins (Gol! O Sonho Impossível, em português), é um filme de 2005, dirigido por Danny Cannon que foi transformado em livro por Robert Rigby (autor de O Soldado) no mesmo ano.

O filme conta a história de Santiago Munez (Kuno Becker), um mexicano que ainda criança entra ilegalmente nos EUA e passa a morar em Los Angeles. O olheiro Glen Foy (Stephen Dillane) do Newcastle United, ao vê-lo jogar numa partida amadora, o oferece um teste para o time. Sem o apoio do pai, o adolescente foge para a Inglaterra onde recebe abrigo de Glen e daí se desenvolve uma bela história de amizade, determinação e amor pelo esporte mais jogado do mundo.

O livro tem uma leitura muito fácil e natural, o que é incrivelmente apresentado nos diálogos, tão familiares para jovens quanto para adultos. Se os livros e filmes de futebol são limitados á garra, otimismo e trabalho de equipe, tantas vezes usados, Goal! The Dream Begins faz uma exceção a tal fator, trazendo a difícil jornada de um jogador desacreditado pelo pai que busca a glória do esporte.


Em troca da ótima direção, da realidade nas cenas de jogo, do excelente posicionamento de câmeras e dos efeitos de filmagem, o livro traz uma expectativa a cada frase e ressalta todos os pormenores, todas as emoções e dificuldades.

Agora, a questão, é, qual é melhor, o filme é o livro? Isso fica por conta de cada um, o que também não significa que cinéfilos preferirão o filme e leitores compulsivos o livro. Os dois provocam sensações parecidas e se desenvolvem de uma forma bem natural, o que causa diversão em ambas as mídias; a imaginação e expectativas de um livro e a emoção e grandiosidade de um filme.

O segundo filme da Trilogia Gol!,  Goal II: Living the Dream (Gol! 2: Vivendo o Sonho, em português), é dirigido por Jaume Collet-Serra e mostra Santiago Munez no meio de uma contratação para o Real Madrid e sua história no time. Confira o trailer do primeiro filme clicando aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

eu aaaaaaaaaaaaaamo esse filme, o primeiro e o segundo .. mt bom mesmo

27 de janeiro de 2012 às 09:02

Postar um comentário